Se uma pessoa é um trabalhador autônomo e não tem salário, como ele irá comprovar renda junto ao banco ou a Caixa para fazer um financiamento habitacional. Quais as dicas sugestões?
Comprar uma casa, apartamento ou outro tipo de imóvel financiado é para muitos a única saída, uma vez que nem todas as pessoas tem dinheiro suficiente para comprar e pagar a vista o imóvel que precisa. Mas quando uma pessoa recorre a um banco como a Caixa para pedir um financiamento de imóveis é necessário que entre outras coisas, ele comprove a capacidade de pagamento, em outras palavras que tenha comprovante de renda e isto normalmente é feito com o holerite para quem trabalha com carteira registrada. Mas como fica a situação dos autônomos?
Autônomo
Autônomo é o nome que se dá a uma pessoa que trabalha por conta própria, isto é, que não tem patrão e não tem carteira assinada com uma empresa ou organização qualquer. Há muitos tipos de profissionais autônomos no Brasil, como vendedores ou representantes comerciais, profissionais liberais, pedreiros, pintores e profissionais da construção civil, cabeleireira, entre tantos outros exemplos.
Financiamento para autônomos
Se essas pessoas trabalham por conta própria e não tem salário formal, como irão comprovar que tem capacidade de pagamento e renda? Bem, o fato de uma pessoa não ter carteira assinada e não ser assalariado não significa que ela não possa comprovar sua renda, pois há outras maneiras de fazer isso.
Imposto de renda
A forma mais comum e recomendável é o uso da declaração do imposto de renda de pessoa física, afinal ele é a melhor forma de comprovar renda, uma vez que você já declarou para o fisco que tem determinado rendimento. Mas a declaração de imposto de renda geralmente é feita em março ou abril e se você for financiar em dezembro ou janeiro, por exemplo , pode ser que o banco venha solicitar outro comprovante mais atual. Neste caso você poderá usar o próprio extrato bancário ou solicitar ema declaração do seu contador, bem como o pró-labore que é uma retirada mensal que empresários fazem em casos de empresas autônomas ou sociedade.
Sempre haverá uma saída
Se você trabalha como autônomo e tem rendimento, basta analisar como poderá comprovar sua renda. Contudo é preciso ficar atento a informalidade, pois se você não movimenta sua renda no banco, não declara no Imposto de renda, sem tem suas atividades documentadas, ficará difícil comprovar seus rendimentos. Em casos assim, o melhor é partir primeiro para a formalidade a fim de encontrar uma saída para apresentar documentos à Caixa para provar que tem capacidade de pagamento, mesmo como autônomo.
Fonte: casadicas.com.br

Nenhum comentário :
Postar um comentário