Ser brasileiro, não ter o nome sujo na praça, comprovar que tem capacidade de pagamento das prestações, etc. Vejas as regras para financiamento de 35 anos e outros tipos também.

As regras para o financiamento habitacional no Brasil as vezes mudam e nos últimos tempos houveram várias mudanças e para melhor, pelo menos esta era a intenção do governo. O grande déficit habitacional no pais tinha de ser contornado com melhores condições de acesso ao financiamento habitacional para permitir que mais pessoas pudessem comprar sua casa própria e ter uma vida um pouco mais digna.
Financiamento de 35 anos
Uma das mudanças que houve a anos foi a expansão do prazo para pagamento das prestações, passando de 30 anos ou 360 meses para 35 anos ou 420 meses. Este novo prazo tem dois lados, um positivo e outro nem tanto. O positivo é que ao estender o prazo dilui um pouco mais o valor da prestação e como no Brasil a prestação não pode exceder 30% da renda mensal, foi possível incluir mais famílias nos programas de financiamento habitacional.
O lado negativo é que quanto maior o prazo mais juros se paga e em um prazo tão longo como este o montante final que uma pessoa irá pagar é muito alto.
As regras podem variar pois há vários tipos de financiamento habitacional e cada um deles tem suas particularidades, isto se aplica a financiamentos de 35 anos ou outros. De uma maneira geral algumas regras aplicam-se a maioria dos casos. São elas:
- A pessoa precisa ser maior de idade ou ter emancipação;
- Precisa comprovar para a Caixa ou o banco financiador que pode pagar aquele valor de prestação e isto é feito pela comprovação de renda;
- Precisa ser um brasileiro ou ter visto permanente no Brasil;
- Não pode ter seu nome ou o nome de uma das pessoas da sua casa que irá compor a renda incluso nos serviços de proteção ao crédito, como o Serasa, SPC e outros similares;
- O valor da prestação não poderá exceder 30% da renda mensal familiar comprovada;
- O imóvel ficará como garantia, dentro daquilo que os bancos chamam de alienação fiduciária.
As demais regras como citado acima podem variar de caso para caso. O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, tem taxas de juros mais baixas, permite o subsídio do governo e tem como regras o limite de valor do imóvel que varia de região para região.
Todo financiamento habitacional agora tem prazo de 35 anos?
Não. 35 anos é o limite que pode ser financiado, mas o prazo real quem determinará é a Caixa e isto será feito de acordo com a análise de crédito da pessoa, do valor e condições do imóvel, entre outras particularidades. Nem todas as pessoas conseguirão financiar em 35 anos.
Fonte: casadicas.com.br
Nenhum comentário :
Postar um comentário