Quando é preciso negociar um imóvel, muitas pessoas têm uma dúvida: será que é realmente necessário contratar os serviços de um corretor ou uma imobiliária? Alguns proprietários tendem a pensar que estão poupando dinheiro ao abrirem mão deste profissional. Em muitos casos, no entanto, ocorre o oposto. Sem conhecimento, o dono do imóvel pode avaliá-lo abaixo do seu real valor de mercado, assumindo um prejuízo superior ao valor da comissão que seria paga ao corretor. Além de estipular um valor coerente para o seu imóvel, este profissional possui embasamento técnico para “defender” tal avaliação em casos de questionamentos.
Outra vantagem é a total disponibilidade do corretor para o atendimento aos interessados. Sem ele, caberá ao proprietário exercer tal tarefa, o que fatalmente prejudicará sua rotina e consumirá um tempo precioso do seu dia. A experiência também é fundamental. O bom corretor tem condições de perceber quando pessoas mal-intencionadas simulam interesse no imóvel para cometer crimes, como assaltos ou sequestros. Uma pré-avaliação dos interessados faz com que o profissional antecipe esse tipo de iniciativa. Evitam-se também as visitas especulativas, quando, sem os serviços de um corretor, o proprietário acaba avaliando o imóvel acima do preço e este é visitado apenas para destacar outra propriedade mais barata.
O corretor é, ainda, preparado para vender o seu imóvel. O conhecimento faz com que ele seja capaz de valorizar os pontos fortes e minimizar as características negativas da sua propriedade. Além disso, ele é capaz de personalizar o atendimento por pesquisar previamente o perfil do interessado, sem contar na carteira de cliente existente em uma imobiliária, por exemplo. Desse modo, pode realçar peculiaridades do imóvel nem tão importantes em princípio, devido ao tipo de cliente. O auxílio do profissional também poupa o proprietário da parte burocrática. O domínio da legislação imobiliária credencia o corretor de imóveis a definir qual documentação precisa ser levantada. Além disso, o cliente evita o cancelamento de uma negociação causada por um contrato mal-elaborado, muitas imobiliárias tem escritórios de advocacia que suportam a negociação inclusive, e também se livra do pagamento de taxas desnecessárias.
Ao contratar o corretor de imóveis, o proprietário também ganha segurança. Sob dois aspectos. Com ele, minimiza-se a chance de golpes. Por ter acompanhado toda negociação, é uma testemunha fundamental em caso de problemas posteriores. Por outro lado, caso ocorra o mau exercício da profissão, há respaldo legal para os clientes. Nessas situações, pode-se recorrer ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), que tomará as providências cabíveis. Portanto, quando pensar em vender seu imóvel, procure sempre bons profissionais, que vão lhe dar a necessária tranquilidade durante todo o processo de negociação.
Fonte: Sótão Imóveis

Nenhum comentário :
Postar um comentário